ePowerBay - Energia em Foco
Bem-vindo ao Energia em Foco - ePowerBay, o podcast que transforma dados em decisões no setor elétrico brasileiro.
Aqui, você acompanha análises exclusivas produzidas com os dados gerados pelas soluções de inteligência de mercado da ePowerBay — a plataforma referência para profissionais dos segmentos de Geração Centralizada, Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia.
Com uma abordagem objetiva, estratégica e sempre atualizada, trazemos os principais movimentos, tendências e insights que moldam o presente e o futuro do setor elétrico. Tudo isso direto de quem vive e analisa o mercado todos os dias.
ePowerBay - Energia em Foco
#48: Energia em Foco - Resumo Semanal (05/12/2025)
Bem-vindos ao podcast que mergulha na transformação da matriz elétrica brasileira! Analisamos como o Brasil, que viu a energia solar se consolidar como a segunda maior fonte na matriz nacional, enfrenta desafios estruturais em sua infraestrutura de transmissão.
Empresas como a Casa dos Ventos avançam na expansão de fontes limpas, recebendo autorização da Aneel para operar a usina solar Fótons de Santa Larissa 4, na Bahia, e unidades geradoras no complexo eólico Ventos de São Rafael, no Rio Grande do Norte. Essa atuação simultânea em projetos solares e eólicos revela uma estratégia de complementaridade entre fontes, crucial para reduzir a variabilidade da geração.
No entanto, a rápida expansão, especialmente no Nordeste, pressiona o sistema, gerando o problema do curtailment — a redução forçada da geração por restrições na rede. O descompasso é claro: enquanto usinas renováveis são construídas em 1 a 2 anos, linhas de transmissão podem levar 4 a 5 anos ou mais, devido a processos como o licenciamento ambiental.
Para combater esses gargalos, o setor elétrico está em um ciclo de investimentos massivos: o MME anunciou dois leilões de transmissão para 2026, com foco em renováveis, que devem viabilizar mais de R@25bilhoes. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 também prevê R$ 128,6 bilhões em linhas de transmissão.
Essa modernização é vital diante do surgimento de novas megacargas. Pela primeira vez, Data Centers são tratados como grandes consumidores estruturais que redefinem a expansão da rede. A EPE projeta que o Brasil pode comportar até 16 GW em demanda de data centers até 2038.
Discutiremos como a sinergia entre geração e demanda, aliada a tecnologias como armazenamento e redes inteligentes (smart grids), é a chave para a segurança e resiliência do sistema. Acompanhe como o Brasil se posiciona como líder global na integração de energias renováveis e como ferramentas de análise estratégica (como o Mapa Interativo e as Ferramentas de Transmissão e Geração da ePowerBay) se tornam indispensáveis para mapear gargalos, identificar pontos estratégicos para novos projetos e visualizar clusters de demanda
💡 Conheça mais sobre nossas soluções e serviços: https://www.epowerbay.com/
📊 Acesse a plataforma: https://app.epowerbay.com/prod/Accoun...
📌 Siga nosso LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/epowerbay